segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Um candidato independente é eleito presidente da C.M. Porto


Moreira quer fazer do Porto um exemplo para o País

Sónia Santos Pereira  
30/09/13 02:00
14 Leitores Online
13365 Pageviews Diários
enviar noticia
Foi a surpresa da noite portuense. Não obteve maiorias absoluta, mas diz que o Porto “dará o exemplo a Portugal”.
Pela primeira vez, um candidato independente foi eleito presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira ganhou as eleições autárquicas na Invicta, numa corrida que parecia à partida ganha pelo candidato do PSD, Luís Filipe Menezes. Não obteve maioria absoluta, mas ontem já seguro da vitória fez questão de sublinhar aos apoiantes reunidos na sede de campanha - em plena Avenida dos Aliados, junto aos Paços do Concelho - que a "cidade é mesmo governável".

Rui Moreira, que se lançou nesta campanha com o apoio de notáveis do PSD como Miguel Veiga ou Valente de Oliveira, de forma menos pública, do actual presidente cessante da Câmara do Porto, Rui Rio, e ainda com o apoio do CDS-PP, afiançou que vai trazer uma nova lufada de ar à vida política. "Ganhámos e vamos cumprir o nosso programa e introduzir novos protagonistas na vida política", pois "são sempre os mesmos que se instalam, gerindo compadrios e gastando recursos de todos nós". Rui Moreira sublinhou ainda a ambição que "do Porto daremos o exemplo a Portugal".

Para o novo autarca, o facto de ter ganho uma candidatura independente "é um sinal claro do Porto que é possível fazer diferente e que os partidos têm também que ser diferentes". Rui Moreira salientou inclusive que "se os partidos não entenderem o que se passou aqui hoje [ontem] então não percebem nada". Rui Moreira frisou também que "as pessoas que acreditam na democracia representativa querem acreditar nos seus candidatos, que não lhes prometem quimeras em vésperas de eleições", adiantando que "nas minhas listas estão seguramente dos melhores e não estão a caminho de lado nenhum".

Rui Moreira não deixou de recordar as dificuldades que a sua candidatura viveu desde os primeiros dias. "Aqueles que tentaram desde o início impedir esta candidatura, desde as mais altas individualidades do Estado, até comentadores de televisão com pretensões políticas pessoais e dirigentes de jornais que procuraram intoxicar a população, esqueceram-se que estavam a falar para o Porto", disse Rui Moreira, perante uma sala repleta de apoiantes, que constantemente o interrompiam com palavras de vitória.

O novo presidente da Câmara do Porto não deixou de enviar uma mensagem ao que era visto como o seu principal adversário, Luís Filipe Menezes, afirmando que "o Porto mais uma vez na sua história mostrou do que é feito e não se deixou influenciar por mensagens nem por promessas" impraticáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário