quinta-feira, 17 de outubro de 2013

TRABALHO DE CARTOGRAFAR OS TALENTOS DAS NOVAS GERAÇÕES


MENSAGEM DE ÚLTIMA HORA: PRECISA-SE APENAS DE COLABORAÇÃO E DA VOSSA ATENÇÃO
MENSAGEM DE ÚLTIMA HORA: PRECISO DA VOSSA COLABORAÇÃO!
 ATENÇÃO PAIS, PROFS, ALUNOS, TREINADORES, DIRECTORES DE TURMA E DE ESCOLAS: ESTAMOS A CARTOGRAFAR OS TALENTOS DAS NOVAS GERAÇÕES.
 Não preciso de dinheiro nem de nada a não ser da vossa atenção para um projecto que estamos a construir com os alunos de Comunicação e Liderança da Nova SBE: daqui e até ao final do semestre os meus 200 alunos precisam de identificar outros 200 alunos do Secundário que se destacam por boas práticas, bons projectos e bons valores humanos.
 Se também tiverem boas notas, óptimo, mas é importante sublinhar que este 'headhunting' não assenta nas notas, mas sim na capacidade de envolvimento cívico, na capacidade de superação (desporto e não só), na originalidade, criatividade, e no talento para ter ideias inovadoras e desenvolver projectos ou actividades transformadoras que inspiram os outros e os levam mais longe.
 Preciso de ajuda para ajudar os meus alunos nesta cartografia de talentos e, por isso, deixo aqui o texto da carta de recomendação que escrevi e cada um vai levar consigo quando for às escolas, academias e instituições onde estudam, treinam ou vivem jovens entre os 12 e os 17 anos. Obrigada por toda a ajuda que puderem dar e por todas as boas sugestões que acrescentarem.
 Não há prémios nem cheques para distribuir, mas acreditem que o ganho que cada um deste 400 estudantes vai ter pelo reconhecimento mútuo do valor que podem acrescentar na sociedade é muito superior a qualquer lucro financeiro.
 E aqui fica a carta: Exmos Senhores, Começo por agradecer a V. disponibilidade e abertura para acolher os alunos do 2º ano da Licenciatura em Gestão da Nova SBE - School of Business and Economics, de Lisboa, que estão a fazer um trabalho de 'headhunting' a identificar talentos entre as gerações de alunos pré-universitários. Chamo-me Laurinda Alves, sou Professora-Regente da cadeira de Comunicação e Liderança nesta Faculdade, e a ideia deste trabalho é levar os alunos universitários a envolverem-se civicamente com a comunidade, criando laços com as gerações mais novas no sentido de se inspirarem mutuamente e, juntos, poderem ter ideias inovadoras de forma a criarem projectos transformadores.
 Este trabalho de procurar os alunos que se destacam por boas práticas e bons valores humanos, mas também por boas notas e boas ideias, é muito encorajador para ambas as partes, uma vez que cria proximidade entre gerações e, ao mesmo tempo, valoriza os nossos e os vossos alunos.
 Os nossos, porque lhes dá um conhecimento afinado e uma responsabilidade acrescentada na identificação e multiplicação dos talentos dos pares mais novos.
 Os vossos, porque se sentem valorizados e reconhecidos pela sua atitude, motivação, pensamento e acção. Uma vez identificados, os alunos estabelecem uma ligação entre si que pode passar por 2 ou 3 conversas de trabalho (através de encontros reais ou virtuais, por meio de skype, faceTime e redes sociais), em que tentam perceber o que poderiam fazer para contribuir para resolver um problema concreto no mundo ou na realidade à sua volta.
 Podem ser realidades micro ou macro, não importa, pois estas novas gerações devem esforçar-se por ter grandes sonhos, para aprenderem a realizar grandes conquistas. Mesmo quando estas conquistas implicam avanços e recuos, numa aprendizagem constante feita de muito esforço, trabalho, convicção e paixão.
 Depois destas conversas e desta troca de ideias, haverá um momento em que os 200 alunos da cadeira de Comunicação e Liderança vão apresentar publicamente as ideias/projectos que criaram a partir desta ligação com aqueles que consideram ser os futuros líderes deste país.
 Nessa altura os 200 alunos pré-universitários identificados pelos 'headhunters' da Nova SBE vão ser convidados a entrar pela primeira vez numa das melhores Universidades do país para partilhar o momento e a co-autoria dos projectos. Esta vinda de alunos do Secundário à Universidade, trazidos pela porta grande e pela mão de alguns dos melhores alunos universitários do país pode ter um efeito muito contagiante e transformador para todos.
 Certa da vossa compreensão e antecipadamente grata pela vossa disponibilidade, subscrevo-me com elevada consideração e os meus melhores cumprimentos, 
 Laurinda Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário