sexta-feira, 20 de maio de 2016

OBSERVADOR 360 º - Uma leitura indispensável, pois tem um resumo com links, de tudo o que ocorreu ou vai ocorrer já. OBS do Blog: Preste especial atenção ao parágrafo que está em letra maior, e CLIQUE NO LINK "FOTOS CHOCANTES", confira mais abaixo.

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaBruce Springsteen tocou durante mais de duas horas e meia no primeiro dia do Rock in Rio. O músico esteve a mil e desceu ao fosso mais do que uma vez para cumprimentar os fãs - e entre esses fãs esteve Adele, que toca em Lisboa amanhã e no domingo. O Observador mandou uma autêntica embaixada ao Rock in Rio. Aqui pode ler o resumo do dia, a que se junta uma fotogaleria; e aqui pode ver o liveblog que esteve aberto durante várias horas, com todos os detalhes sobre o que aconteceu no festival, incluindo pequenos vídeos. Se ontem esteve lá, então tome primeiro um café duplo e depois confira que os jornalistas do Observador passaram mesmo por todo o lado. Hoje há mais concertos: o cartaz completo do segundo dia está aqui.

António Guterres voltou ao largo do Rato - mas só para dar uma conferência. O antigo líder dos socialistas esteve na sede do PS a falar de refugiados. Defendeu a legalização "maciça"da imigração para a Europa e disse ao governo que "há trabalho a fazer para garantir que os vários departamentos dão resposta às pessoas que vêm para Portugal".
Guterres está em campanha para o cargo de secretário-geral da ONU, mas em breve podem surgir mais candidatos. Como escreve a Catarina Falcão, além dos nove atuais deverão aparecer Susana Malcorra, ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina; Miroslav Lajčák, ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslováquia; Kristalina Georgieva, comissária europeia responsável pelo Orçamento e pelos Recursos Humanos; e Kevin Rudd, que foi duas vezes primeiro-ministro da Austrália.

Começam já hoje a ser vendidos os 
novos maços de tabaco com fotos
 chocantes e frases que pretendem dissuadir o consumo.
 Aqueles que se deixarem impressionar têm
 também nos maços o número de telefone da
 linha de saúde 24.
Informação relevanteA Caixa Geral de Depósitos pode precisar de uma injeção de dinheiro público que chegue aos quatro mil milhões de euros. Este é o valor de reforço de capitais que está em cima da mesa de António Domingues, o próximo líder do banco. É uma notícia do Edgar Caetano, que explica que o objetivo é não só resolver as necessidades imediatas mas também limpar do balanço um conjunto de ativos problemáticos. A decisão final será do Governo. Ontem, a Caixa anunciou que no primeiro trimestre deste ano teve prejuízos de 74,2 milhões de euros.

Há entidades públicas, como a CP, o IGCP e a Segurança Social que usaram offshores - e aparecem nos Panama PapersEsses veículos terão servido para emitir dívida, para a  comprar ou para investir. A notícia é da TSF.

O ministro da Educação foi ontem ao parlamento anunciar que no próximo ano letivo os alunos com dois ou mais chumbos vão poder ter um tutor durante quatro horas por semana. Esse tutor poderá ajudá-los a estudar e a resolver problemas em casa e na escola. A medida pode custar 15 milhões de euros.

Tiago Brandão Rodrigues teve uma semana com polémicas e mais polémicas, por isso o Miguel Santos e a Marlene Carriço foram tentar perceber melhor como é a vida do investigador que deixou Cambridge e regressou a Portugal para entrar na política. O resultado é este artigo: "O ministro da Educação que foi karateca e 'ursinho'".

A CGTP organiza hoje uma manifestação nacional da função pública, em Lisboa, em defesa da reposição das 35 horasde trabalho. Começa às 14h30 no Chiado e segue para o parlamento. É o fim de uma semana nacional de protestos.
Já hoje de manhã, Rui Ramos escreve um artigo de opinião sobre o tema no Observador. Um aperitivo: "A manifestação da função pública de hoje mostra que o PCP não mantém só as suas velhas ideias, mas também as suas velhas tácticas. No parlamento, sustenta o governo; na rua, ataca o governo".

Marcelo Rebelo de Sousa começou a fazer críticas ao primeiro-ministro - mas ainda com um sorriso. Numa cerimónia pública onde também estava presente António Costa, o Presidente disse que o primeiro-ministro tem um "otimismo crónico e ligeiramente irritante" e sugeriu-lhe, com simpatia, que tivesse "os pés assentes no chão". Na plateia, António Costa não pareceu incomodado.

O primeiro-ministro entregou ontem uma vaca voadora à ministra da Presidência - a história é longamas, basicamente, António Costa queria dizer que não existem impossíveis em política. Tudo depois da apresentação da nova edição do Simplex, que é responsabilidade de Maria Manuel Leitão Marques. A Rita Dinis explica o que muda na sua vida com as novas medidas do Governo.

O PS tem hoje e amanhã eleições diretas para eleger o novo secretário-geral. Votam 40 mil militantes e os candidatos são António Costa e Daniel Adrião. Presume-se que não haja propriamente um grande suspense até ao final da contagem dos votos.

Os franceses já compram mais casas em Portugal do que ingleses e chineses. Os dados, relativos ao primeiro trimestre deste ano, são da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, e vêm no Público.

O italiano é conhecido como "assassino do catamarã" e foi apanhado em Portugal. Em 1988, Filippo de Cristofaro matou uma mulher para lhe roubar um catamarã. Depois de fugir da cadeia em 2014, refugiou-se em Lisboa com um nome falso.

No Mediterrâneo, continua uma gigantesca operação de busca pelos destroços do voo da EgyptAir que desapareceu na madrugada de quinta-feira. Persistem as dúvidas sobre se se tratou de um acidente ou de um atentado, mas até ao momento não foi feita qualquer reivindicação por parte de organizações terroristas. No voo seguia João Silva, um português de 62 anos, e mais 65 pessoas.

Os nossos Especiais

No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre a Revolução Cultural, que faz agora 50 anos. A China quase foi destruída, mas o processo seduziu jovens e intelectuais em vários países.

Quer parar um bocadinho? Se calhar, é boa ideia. A Ana Cristina Marques falou com várias pessoas que resolveram abrandar o seu ritmo de vida, para tentarem escapar aos horários frenéticos e às agendas superpreenchidas. Raquel Tavares, da Associação Portuguesa de Slow Movement, resume esta forma de ver a vida: "A ideia é abrandar porque o mundo se tornou demasiado rápido".

Notícias surpreendentes

É uma pequena casa na Bica, em Lisboa, onde cabem pouco mais de vinte pessoas. O Tiago Pais esteve na Afro Tas'Ka e gostou. Há, por exemplo, caris moçambicanos, de caranguejo, frango ou legumes, há molho de búzios com banana pão e há muamba, com óleo de palma ou amendoim.

Existe um paraíso perdido no Japão. Chama-se Tohoku, fica na ponta norte do país e não costuma ser visitado por turistas. Veja aqui o que eles andam a perder.

Tem mesmo que ver estas fotos. Como nota a Marta Leite Ferreira, são 32 imagens poderosas do passado que contam (belas) histórias. Não são grandes acontecimentos, são pequenos momentos que mostram muito.

É lançado hoje o Mapa das Artes de Lisboa. A versão em papel (há uma online) cabe no bolso e tem informação sobre as  galerias, museus, fundações e outros locais onde pode ver arte contemporânea.

Vão ser 40 horas seguidas de cultura à borla. A 4 e 5 de maio regressa o  Serralves em Festa, com concertos, performances e visitas guiadas. Confira tudo o que pode fazerneste artigo da Sara Otto Coelho.

E confira aqui todas as notícias desta sexta-feira. Apesar de o fim de semana estar quase a chegar, vai ser um dia cheio de novidades.
Até já

Sem comentários:

Enviar um comentário