domingo, 3 de dezembro de 2017

Exame Informática Semanal

Paulo Matos
Paulo Matos
Jornalista
30 Novembro 2017
Era uma vez um português chamado Fernando Pereira que se tornou vice-presidente da Google…
Bem-vindo a mais uma Exame Informática Semanal!
Se lhe dissermos que Fernando Pereira é um português cujos méritos são reconhecidos internacionalmente, é natural que tenha tendência a associar este nome ao imitador que deu cartas em espetáculos em Las Vegas ou nos ecrãs da RTP. Contudo, estamos a falar do investigador que entrou na Google há 10 anos e que agora é vice-presidente da gigante tecnológica para a área de linguagem natural e de aprendizagem máquina. Aproveitando uma passagem dele por Lisboa, entrevistámo-lo e colocámos o foco das perguntas nos algoritmos e na Inteligência Artificial – é um aperitivo de deixar água na boca para uma edição gourmet.
O prato principal da EI Semanal que lhe servimos são os testes. E já que este é um fim de semana comprido, começamos por sugerir um jogo para degustar no conforto do lar nestes dias frios. Analisamos o Wolfenstein II: The New Colossus, um título de “tiro neles na primeira pessoa” que parte da premissa que os nazis ganharam a II Guerra Mundial e que controlam grande parte do globo nos anos 60. Prepare-se para um prato cheio de violência, salpicado por doses generosas de humor.
Se não for fã de carne, opte por peixe, que é como quem diz: se não for muito dado ao gaming, espreite a nossa outra rubrica fixa, a de automóveis. Esta semana temos haute cuisine, já que estivemos ao volante do BMW 520D, um carro que tem da melhor tecnologia disponível no mercado.
Para sobremesa, duas sugestões: um teste de grupo a estabilizadores de imagem para garantir que escolhe a opção correta quando precisar de ajuda para gravar vídeos sem soluços ou solavancos; e, se for uma daquelas pessoas que está mais atenta à linha e se quer manter em forma, a análise aos novos smartwatches Samsung Gear para desportistas.
Pode consultar o menu completo desta Exame Informática Semanal no Sumário, mas sugerimos que use as notícias, reportagens e tutoriais (por exemplo, como tirar proveito dos novos truques do YouTube) como amuse-bouche e os artigos de opinião e sugestões de apps como digestivos.
Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário