sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

EXAME INFORMÁTICA SEMANAL

Hugo Séneca
Hugo Séneca
08 Dezembro 2017
A assinatura do Cartão do Cidadão, as mensagens de crianças e a Xbox One X
E de súbito as crianças chegaram ao Facebook. Correção: já havia muitas crianças no Facebook… só que mentiam na idade para poderem registar-se. Para fazer face a essa mentira generalizada, a maior das redes sociais decidiu avançar com uma versão do messenger para crianças. Será exagero ou bom senso? Eis a questão que se há de colocar a qualquer pai – e que na edição semanal da Exame Informática que é lançada esta sexta-feira (o feriado oblige…) o Pedro Oliveira tenta elucidar, dando a conhecer as principais novidades da Messenger Kids do Facebook.
No Cartão do Cidadão, a novidade dá pelo nome de assinatura eletrónica – uma funcionalidade que apenas 17% dos titulares deste documento de identificação usavam. Pois bem, em breve o número poderá crescer exponencialmente. E para isso basta ter um telemóvel.
Com o Cartão do Cidadão não se brinca, mas com a Xbox One X o divertimento está sempre na linha da frente. Brincadeiras à parte, calhou ao Sérgio Magno testar a máquina que a Microsoft lançou com as medidas certas para caber no saco do Pai Natal (ou na peúga da chaminé, que os fãs dos videojogos não se hão de importar muito com isso).
Há quem ofereça robôs no Natal e há quem tente fabricar robôs de vigilância e de recolha de amostras ambientais. A Introsys tentou pertencer ao segundo grupo, mas teve de emendar a trajetória quando percebeu que o mercado nacional nem sempre é o local mais indicado para o pioneirismo. Hoje, a Introsys ainda não é conhecida por fabricar robôs, mas soma proventos e projetos bem-sucedidos na programação e na configuração de robôs industriais na Alemanha, China ou México. O que terá ajudado a ganhar os prémios BfK e PME Inovação.
Nas tecnologias mais vulgarizadas, também há espaço para novidades: o Paulo Matos descobriu com a Huawei como é que os telemóveis estão a ganhar inteligência própria e também conta tudo o que é necessário saber sobre a mais recente workstation da HP.
Para quem ainda não se sente convencido a entrar na edição semanal da Exame Informática, aproveito para rematar este cardápio de textos com uma entrevista ao mentor do browser Opera, um tutorial que revela o segredo que permite carregar vídeos para o Instagram e uma app Glasswire, que promete inspecionar todo o tráfego que sai do telemóvel a bem da privacidade.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário