sábado, 18 de janeiro de 2014

Lusófonos competem em Goa - fonte Jornal de Angola

Lusófonos competem em Goa

António de Brito| Goa
18 de Janeiro, 2014
Fotografia: Santos Pedro
Angola é a primeira delegação a desfilar hoje na abertura dos III Jogos da Lusofonia, que se realizam, em Goa, até ao dia 29, mas com metade dos atletas, pois os restantes apenas amanhã chegam à India.
A cerimónia de abertura dos Jogos, cuja mascote é um galo,  realiza-se, no Estádio de Fatorda, com capacidade para 22 mil espectadores.
A delegação angolana é constituída por 125 elementos, entre atletas, treinadores, pessoal de apoio e dirigentes.
Os 70 atletas angolanos competem em basquetebol (24), atletismo (14), ténis de mesa (dez), judo (dez), taekwan-dó (oito) e voleibol de praia (quatro) nas duas classes.
As provas de ténis de mesa e de voleibol de praia começam amanhã..
Nos jogos participam dois mil atletas em representação de Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Macau (China), Goa (Índia), Guiné Equatorial e Sri Lanka, que competem em atletismo, futebol, basquetebol, judo, taekwan-dó, voleibol, ténis de mesa, voleibol de praia e wushu (desporto de combate). 
Os Jogos decorrem em Pangim,  capital de Goa, Vasco da Gama, Margão e Mapuça. Seis recintos desportivos acolhem a competição.
As partidas de futebol realizam-se nos estádios da Fatorda e de Tilak Madain, o basquetebol, voleibol, ténis de mesa, taekwandó, wushu e judo no recinto Multiuso, o voleibol de praia em Miramar e o atletismo no Complexo Médico. Ao todo estão em disputa 300 medalhas, de ouro, prata e bronze, para os três primeiros classificados em cada modalidade.
Um total de 500 veículos, cem dos quais autocarros, estão ao serviço dos atletas, oficiais técnicos, membros do comité organizador, jornalistas, voluntários e espectadores.  Com a realização dos Jogos da Lusofonia, o Estado de Goa  passou a ter novas infra-estruturas, como recintos desportivas, hoteís e centros de lazer.
O ministro dos Desportos de Goa, Ramesh Tawadkar, previu que a reunião desportiva ultrapasse as expectativas, uma vez que foram disponiblizados todos os recursos. “A perspectiva é que Goa seja a melhor anfitriã dos Jogos da Lusofonia realizados até agora, com padrões impecáveis de serviço aos concorrentes, dirigentes e espectadores. A competição entre atletas internacionais ajuda a elevar o nível do desporto local e esta iniciativa pode ser um trampolim para outros eventos desportivos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos”.
Na última edição realizada em Portugal, Angola, ao conquistar uma medalha de ouro, quatro de prata e nove de bronze, ficou em terceiro na classificação geral.

1 comentário:

  1. Consultem o Blog. Está a ser dada especial atenção a este evento publicando notícias de várias fontes.

    ResponderEliminar