sábado, 7 de outubro de 2017

Exame Informática Semanal, a publicação que lhe traz o melhor e mais importante da tecnologia e da ciência.

Os portugueses que estão a revolucionar o grafeno, o PC mais poderoso já testado e as empresas de transportes que não respeitam a legislação


Hoje, 09:33




Pedro Miguel Oliveira
Pedro Miguel Oliveira
07 Outubro 2017
Os portugueses que estão a revolucionar o grafeno, o PC mais poderoso já testado e as empresas de transportes que não respeitam a legislação
Sabia que as maiores apps de reserva de táxis e serviços equivalentes têm vindo a operar em Portugal sem alguma vez terem enviado notificações para a Comissão Nacional de Proteção de Dados? Não? O Hugo Séneca investigou e descobriu a história que lhe damos em exclusivo. Sim, está lá a Cabify, a Uber e, entre outras, a 99Táxis.
O Hugo também falou com Elena Tatarova. Recorde bem este nome. A investigadora do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear liderou a equipa que está a desenvolver um novo processo que permite controlar a qualidade do grafeno. Esse material que está baterias dos equipamentos eletrónicos e dos automóveis elétricos. Uma revolução que vai chamar a atenção do mundo.
O Sérgio Magno, fã confesso da mobilidade elétrica (quem tiver dúvidas é vê-lo a andar na sua scooter elétrica), descobriu uma empresa portuguesa que almeja ajudar ao fim da poluição. A solução? Converter carros usados… em carros elétricos. E o Sérgio pôs mãos à obra e testou o computador mais poderoso que já passou pelo nosso laboratório. E, não, o processador não é da Intel. No meio de toda esta atividade ainda arranjou tempo para falar com a investigadora Sofia Balula Dias que colabora na elaboração de uma app que vai ajudar a detetar sinais prematuros de Parkinson.
E esta foi a semana em que ficámos a saber que a Yahoo bateu um recorde. Infelizmente, pela negativa. A falha informática que afetou a empresa em 2013 não afetou mil milhões de utilizadores. Afinal, “contaminou” três mil milhões de utilizadores. Basicamente, foram atingidas todas as contas existentes nos vários serviços fornecidos pela empresa americana. É o maior ataque informático de sempre.
A Google continua apostada em fabricar hardware. Esta semana mostrou novos equipamentos que usam a Inteligência Artificial como fio condutor. Infelizmente, nenhum deles vai estar disponível em Portugal.
Aproveito esta decisão da Google para escrever sobre a maior ameaça que existe ao Português(ao nosso fantástico idioma). Uma ameaça que está relacionada com a nossa diminuta dimensão de mercado e com o facto de ser caro desenvolver os algoritmos que permitem perceber o que dizemos, como dizemos.
Como sempre, há muito mais para descobrir nesta Exame Informática Semanal, a publicação que lhe traz o melhor e mais importante da tecnologia e da ciência.
Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário