sábado, 14 de outubro de 2017

OBSERVADOR - Manhã de Sábado

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Mário Centeno fez ginástica orçamental para agradar aos partidos à esquerda e não se desviar muito do plano original. O resultado é uma fatura de quase mil milhões de euros em 2019.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
A descida do IRS para 1,6 milhões de famílias é a medida que marca o Orçamento do Estado para 2018. As más notícias vem das taxas sobre os produtos "nocivos" -- bebidas açucaradas, sal e álcool.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
A versão final do Orçamento do Estado que será entregue hoje no Parlamento justifica a atualização extraordinária com a necessidade de "aumentar os pensionistas com pensões mais baixas".
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Governo chegou a estudar a hipótese de duplicar o limite de isenção de IVA para recibos verdes para 20 mil euros. No entanto, a medida acabou por cair e não constará na versão final do Orçamento.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
O ex-primeiro-ministro irritou-se com as perguntas sobre como paga as suas despesas atuais e nega que tenha praticado qualquer um dos 31 crimes de que lhe são imputados pelo Ministério Público.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
As muitas notas que circulavam entre arguidos da Operação Marquês tinham que ser guardadas em cofres, a maior parte geridos por Carlos Santos Silva. O dinheiro também serviria para "pedidos urgentes".
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Em 2005, Campos e Cunha demitiu-se das Finanças por "pressão sistemática" para demitir administração da CGD e abrir caminho a Armando Vara. Sócrates guardou original da carta — e não podia.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
A detenção, as visitas VIP, o hino de apoio, as paródias das rádios, a libertação, a pizza, a entrevista, a caricatura de Ricardo Araújo Pereira e a defesa no YouTube. O minidocumentário do Observador
JEAN-CLAUDE JUNCKER 
O presidente da comissão europeia afirmou mais uma vez esta sexta-feira que não apoia a independência da Catalunha. O órgão que lidera só mediará a situação por pedido expresso do Governo espanhol.
BENFICA 
Benfica emitiu comunicado sobre decisão do caso dos emails tomada por Tribunal Judicial da Comarca do Porto e avançará com recurso. "Há uma conduta que beneficia o 'deixa andar'", diz Luís Bernardo. 

Comer/Ver/Fazer

COMER/VER/FAZER 
A exposição "Num Jardim Feito de Tinta", no Museu Gulbenkian, em Lisboa, faz a ponte entre o Barroco e a obra da portuguesa que nos deu a conhecer um tempo já esquecido, reinventando-o. 

CRÍTICA DE RESTAURANTES 
Sebastião Carolino foi ao Tapisco e jantou numa mesa de 4. Não se arrependeu mas também não saiu encantado. Descobriu uma bomba que não explode, um toucinho vindo dos céus e deu-lhe 3 estrelas. 

VIDEOJOGOS 
"Cuphead" era um dos jogos indie mais esperados desta década. O resultado é uma homenagem mais fiel e exímia ao cinema de animação dos anos 1930. 

ARTE 
O primeiro-ministro anunciou que a residência oficial, em Lisboa, vai acolher anualmente, "em regime de rotatividade", exibições de obras provenientes de "coleções privadas de fora de Lisboa". 

BARES 
O Lisbon Beer District acaba de ganhar mais um ponto a seu favor: na nova Fábrica Musa há 12 variedades de cerveja artesanal à escolha, música, inovação e bairrismo. 

CULTURA 
O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral. 

CUIDADO: ESTÁ QUENTE 
O pato à Pequim - prato chinês que, muito provavelmente, mais adeptos deverá ter - é tratado como realeza neste novo restaurante no Parque das Nações, em Lisboa. 

MODA LISBOA 
Uma tarde de conferências, 18 marcas num mercado ao ar livre, 8 desfiles abertos ao público e um novo poiso. A ModaLisboa arranca na quinta-feira sob o tema "Luz" e há muito para fazer sem convite. 

CINEMA 
O realizador norte-americano Peter Friedman vai estar na cidade do Porto e a sua obra está em grande destaque nesta edição do Queer Porto. A organização garante que estão garantidos mais três anos. 



Opinião

Rui Ramos
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto? 

José Manuel Fernandes
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.

Diana Soller
O referendo deixou de ser um instrumento muito esporádico para se tornar numa arma de arremesso e/ou de sobrevivência política. O que é, em si só, uma mudança profundamente antidemocrática.

João Muñoz de Oliveira
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.

Helena Garrido
Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário